top of page
_B3A3001#M.jpg

TERAPIA

POR ONDAS

DE CHOQUE

As ondas de choque são ondas acústicas de alta energia geradas por uma tecnologia especial.

COMO

FUNCIONA

As ondas de choque são ondas acústicas de alta energia geradas por uma tecnologia especial. Estas ondas são focadas somente na região a ser tratada, fazendo com que haja liberação de substâncias analgésicas, quebra de depósitos calcificados e a formação de uma nova vascularização.

A Terapia por Ondas de Choque foi originariamente desenvolvida para o tratamento de cálculos renais (litotripsia). Desde 1991, vem sendo utilizada na ortopedia (ortotripsia) para desintegração de calcificações e desinflamações de tendões próximos às inserções ósseas.

O profissional qualificado para empregar esta tecnologia deve ser um médico ortopedista ou traumatologista, estando habilitado a este fim através do treinamento teórico e prático dos princípios físicos das ondas de choque e no uso operacional do equipamento.

Seguindo às recomendações da ISMST, os equipamentos usados devem ser certificados pelos critérios de qualidade da German and International Society for Extracorporeal Shockwave Therapy (http://www.digest-ev.de), ou da ISMST (http://www.ismst.com/devices.htm).

O QUE É

INDICAÇÕES

Os critérios de indicação para o tratamento devem obedecer às normas estabelecidas pela International Society of Musculoskeletal Shockwave Therapy (ISMST), órgão que congrega especialistas do mundo todo e procura estabelecer os melhores parâmetros e estudos nas diversas:

Fascite Plantar com ou sem Esporão de Calcâneo

Tendinopatia Crônica do Calcâneo (Aquiles)

Epicondilite do Cotovelo (cotovelo do tenista)

Tendinite Crônica do Ombro com ou sem calcificação

Tendinite Patelar

Tendinite Trocantérica

Retardo de consolidação de fraturas

Pseudoartroses

Fratura de estresse

Osteonecroses

Feridas de pele (úlceras diabéticas)

Neuroma de Morton

Dores músculo-ligamentares

Trigger-points

Dores Crônicas após lesão muscular

Distensões

O QUE É

artroscopia-2.png
artroscopia-2.png
artroscopia-2.png
artroscopia-2.png

CONTRA-INDICAÇÕES

• Durante a Gravidez;
• Doenças de coagulação;
• Processo infeccioso agudo;
• Tumor malígno na área de aplicação;
• Em crianças, não aplicar na zona de crescimento dos ossos.

TRATAMENTO

A ORTOSOM conta com diversos tipos de equipamentos de ondas de choque, possibilitando uma melhor adequação a cada caso.

O tratamento é realizado em consultório, por um médico treinado e capacitado e leva de 20 a 30 minutos.Alguns pacientes necessitam de anestesia local e podem voltar às suas atividades normais no dia seguinte. Porém, atividades que exijam uma força excessiva devem ser restringidas durante a primeira semana após o tratamento.O tratamento pode ser feito em uma ou mais aplicações conforme a indicação médica.
 

Com a Terapia por Ondas de Choque podemos obter de 65% até 85% de bons resultados. Estes índices são atingidos em 90% dos casos com apenas uma aplicação.

O QUE É

APÓS TRATAMENTO

O local da aplicação poderá ficar inchado, dolorido e arroxeado (hematoma). O paciente deverá utilizar aplicações com bolsa de gelo, 6 vezes ao dia, durante 2 a 3 dias após o tratamento. Os efeitos no local da aplicação desaparecem nos primeiros dias.

Logo após o tratamento, pode ocorrer um aumento da dor. O uso de acetaminofen 750 mg é indicado nestes casos.

VANTAGENS

>> Procedimento realizado na clínica. Não há internação, o paciente vai para casa após o tratamento.

 

>> Somente a área focada receberá a ação das Ondas de Choque. As áreas e tecidos adjacentes apresentam um efeito mínimo causado por estas ondas.

 

>> O paciente não está sujeito a nenhum efeito negativo decorrente de medicamentos (exceto um breve efeito da anestesia).

>> Não expõe o paciente à uma cirurgia convencional, com todos os seus riscos.

 

>> O tratamento por Ondas de Choque não provoca nenhuma reação adversa e pode ser administrado mais de uma vez, se necessário.

 

>> Por ser um tratamento não invasivo (sem cortes), o tempo de recuperação é mínimo.

 

>> O custo é muito menor que o da cirurgia.

O QUE É

bottom of page