3d-male-medical-figure-running-with-knee

ARTROSCOPIA

Artroscopia é uma procedimento que dá aos médicos uma visão clara de dentro da articulação. Isto auxilia-os a diagnosticar e tratar problemas articulares. Se você tem dor articular persistente ou instabilidade, seu médico pode sugerir artroscopia.

COMO

FUNCIONA

A maioria das artroscopias é feita em ambulatório. Apesar de ser, em vários aspectos, muito mais fácil do que a cirurgia convencional, a artroscopia necessita de sala cirúrgica e anestesia. Os procedimentos artroscópicos geralmente levam menos de uma hora. A duração da cirurgia depende da patologia e quais tratamentos são necessários.

Fonte: AAOS (American Academy of Orthopaedic Surgeons).

>> O cirurgião primeiro faz uma pequena incisão na sua pele (do tamanho de uma casa de botão) para o artroscópio.

 

>> Após, o cirurgião lava a articulação com uma solução estéril. Isto permite que o cirurgião veja dentro da sua articulação com clareza e precisão.

 

>> O cirurgião insere o artroscópio e utiliza a imagem projetada no monitor para guiá-lo.

 

>> Se tratamentos cirúrgicos são necessários, o cirurgião insere minúsculos instrumentos através de outro pequeno corte.

 

>> Seu cirurgião fecha as incisões com sutura ou com fita adesiva estéril e cobre-os com atadura.

 

>> Você é conduzido para uma área de recuperação e poderá ir para casa após algumas horas.

O QUE É

O QUE É

Artroscopia é um procedimento cirúrgico utilizado para diagnóstico e tratamento de problemas articulares. Durante a artroscopia, o médico insere um pequeno e fino instrumento chamado artroscópio dentro da sua articulação. O artroscópio contém uma micro câmera e uma fonte de luz. A micro câmera exibe imagens em um monitor, dando ao médico uma visão clara de dentro da articulação. Seu médico pode acessar qualquer problema e possivelmente corrigi-lo durante o procedimento. 

O artroscópio e os instrumentos cirúrgicos utilizados são de fino calibre, proporcionando ao médico utilizar uma pequena incisão ao invés de uma incisão maior, necessária para a cirurgia aberta convencional. As articulações mais comumente examinadas com artroscopia são o joelho, ombro, cotovelo, quadril e punho.

Fonte: AAOS (American Academy of Orthopaedic Surgeons).

O QUE É

INDICAÇÕES

Com o desenvolvimento de novos instrumentos e técnicas cirúrgicas, um maior número de patologias podem ser tratadas através da Artroscopia.

 

 

Lesões meniscais e de cartilagem no joelho;


Ruptura de ligamentos e tendões como manguito rotador no ombro e ligamento cruzado anterior no joelho;


Fragmentos soltos de osso ou cartilagem;


Cavidade articular inflamada (sinovite).

As indicações mais comuns são:

Artroscopia auxilia seu médico a fazer uma diagnóstico final e tratar sua dor ou instabilidade articular.Seu médico pode utilizar vários testes como raios-x, ressonância magnética, tomografia para ajudar a descobrir o que está causando seu problema articular.

 

Se estes testes não forem conclusivos, seu médico pode recomendar artroscopia para ter certeza do diagnóstico correto.

Fonte: AAOS (American Academy of Orthopaedic Surgeons).

O QUE É

APÓS

TRATAMENTO

A recuperação da artroscopia é muito mais rápida do que da cirurgia aberta. Apesar das incisões e da dor articular serem menores, ainda levará algumas semanas para a completa recuperação da articulação.

Fonte: AAOS (American Academy of Orthopaedic Surgeons).

>> Exercícios
Exercícios regulares para restaurar força e mobilidade são importantes. Seu médico recomendará exercícios específicos para acelerar sua recuperação.

>> Atividades diária
Não é incomum retomar às atividades diárias, trabalho ou escola poucos dias após o procedimento. Se o seu trabalho for pesado, pode levar mais tempo para retomá-lo. Porque pacientes têm condições de saúde distintas, o tempo de recuperação é diferente para cada um. Fale com o seu médico sobre quando você poderá retornar aos exercícios e atividades físicas mais intensas.

>> Complicações
A maioria dos pacientes não apresenta complicações após artroscopia. Como qualquer cirurgia, entretanto, existem alguns riscos. Eles são geralmente menores e tratáveis e o seu médico discutirá isto com você.

O QUE É