top of page

O que é Pulsed Signal Therapy (PST)?

Resultado de 30 anos de pesquisas, a Pulsed Signal Therapy (PST) é uma tecnologia eficaz que ganha cada vez mais espaço no tratamento de patologias relacionadas ao sistema músculo-esquelético.


Depois de ser objeto de estudos e publicações em revistas médicas e científicas que comprovaram sua eficácia, foi lançada comercialmente em 1996 na Alemanha, e hoje já é adotada em vários países da Europa, Américas do Norte e do Sul, Ásia e Oriente Médio.


Hoje vamos entender mais detalhadamente como essa avançada terapia médica não-invasiva age no nosso organismo no tratamento de lesões, traumas agudos e dores crônicas, situações recorrentes no dia a dia da ortopedia clínica.


Como funciona?


Quando movimentamos as articulações do sistema músculo-esquelético, um campo elétrico é formado no interior dos tecidos. Esse campo é essencial para o processo de auto-reparação das cartilagens, ossos e outros tecidos conjuntivos (músculos, tendões e ligamentos).


No entanto, com o passar do tempo, fatores como idade, excesso de peso, desgaste, doenças ou lesões articulares provocadas pela prática do esporte podem causar um desequilíbrio desse campo elétrico, impedindo, assim, os processos de reconstrução e reparação dos tecidos articulares.

Diante de cenários como esses, o tratamento PST atua enviando à articulação afetada campos eletromagnéticos pulsáteis de baixa intensidade e frequência variável. Os pulsos PST agem na reconstrução do campo elétrico fisiológico da área lesionada. Com estímulos ao metabolismo e a atividade dos condrócitos (células das cartilagens), a tendência é que o processo inato e biológico de reparação dos tecidos afetados sejam reativados.


Ou seja, os campos magnéticos da PST reproduzem um campo elétrico cujas propriedades são equivalentes às produzidas pelo próprio organismo. Trata-se, portanto, de um tratamento não-invasivo que atua nos mecanismos biológicos de reparação dos tecidos.


Benefícios da PST


Ser considerada não-invasiva significa dizer que não há nenhuma incisão ou penetração no corpo, nem administração de substâncias químicas. O tratamento é realizado posicionando-se adequadamente a articulação a ser tratada na bobina geradora do campo magnético. Não há necessidade nem do paciente tirar a roupa nem de vestir qualquer traje especial. É um tratamento simples de ser administrado, bem tolerado pelos pacientes, independentemente da idade e condição física.


Além desse grande atrativo, apresenta outros benefícios e qualidades almejadas pela medicina moderna: a terapia com PST é indolor e isenta de efeitos colaterais. Estatisticamente, em mais de 70% dos casos, a PST proporciona progressos sensíveis, não só na reabilitação dos movimentos das articulações como também na atenuação ou desaparecimento das dores. Verifica-se que, além da melhora nos aspectos clínicos (redução na intensidade e frequência da dor e aumento na mobilidade articular), a PST proporciona a melhoria da qualidade dos tecidos conjuntivos existentes, retardando o processo degenerativo e, portanto, propiciando melhor qualidade de vida.


Os resultados costumam ser duradouros, não sendo frequente a necessidade de reforço da terapia. Em geral, poderão ser mais bem prognosticados entre 6 a 8 semanas após a conclusão do tratamento. Entretanto, o efeito analgésico, para a maioria dos pacientes, costuma ocorrer logo após as primeiras aplicações. Os programas de verificação da permanência dos resultados feitos na Europa demonstram que os efeitos positivos do tratamento mantêm-se por um prazo de 24 a 30 meses em 77% dos casos tratados. Os demais podem conseguir novamente recuperar os efeitos positivos mediante a realização de reforços de 3 ou 4 sessões de terapia se verificado um aumento de sintomas.


Ficou interessado em saber se esse tratamento pode te auxiliar? Para saber mais informações, visite um ortopedista que possa entender melhor sua condição e prescrever o tratamento adequado. Você pode visitar a Clínica do Dr. Paulo Rockett para obter um diagnóstico preciso de sua condição e receber tratamento imediato. Contate-nos hoje mesmo para marcar uma consulta.

bottom of page