Entesopatia do Tendão de Aquiles: Quando Tratar e Quando Observar
- ortosomltda
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
Em muitos casos, alterações estruturais no corpo não significam, necessariamente, dor ou necessidade de intervenção. Hoje, vamos apresentar o caso de um paciente com Entesopatia do Tendão de Aquiles que procurou a Ortosom com aumento de volume nos calcanhares, mas sem nenhum sintoma doloroso.
Avaliação Clínica e de Imagem
O paciente relatava desconforto visual e preocupação com o volume aumentado na região posterior dos calcanhares, mas nenhuma limitação funcional. Ele conseguia caminhar, correr e realizar atividades físicas como andar de bicicleta e subir escadas sem qualquer dor.
“Fiz muitos exercícios porque gostava e continuo fazendo aquilo que eu posso dentro dos limites. Não tenho problema nenhum. Sinto dores nenhuma no calcanhar. No mínimo uns 2, 3 km corria e não sentia dor. Caminhava, por exemplo, nesse percurso de 2 a 3 km sem nada, sem dor nenhuma.”
Através da radiografia e ecografia, identificamos:
Entesófitos (calcificações) em ambos os calcanhares;
Calcificação dentro do Tendão de Aquiles esquerdo;
Aumento de volume visível e confirmado por exames de imagem.
Entesopatia do Tendão de Aquiles
A entesopatia é uma condição crônica, geralmente causada por sobrecarga nas inserções do tendão, como ocorre no Tendão de Aquiles, responsável por absorver o impacto de caminhadas, corridas e saltos. O corpo, ao tentar se proteger, pode formar calcificações nessas áreas de tração.
Quando Tratar?
Apesar das alterações nos exames, o paciente nunca apresentou dor ou limitação. Por isso, não houve indicação de tratamento com Ondas de Choque. O Dr. Paulo Rockett explica que esses casos, mesmo com alterações estruturais importantes, não indicam tratamento se o paciente não apresenta queixas. O Tratamento por Ondas de Choque só é recomendado quando há dor, limitação funcional ou risco de progressão do quadro clínico.
O Que Esperar?
Embora o Tratamento por Ondas de Choque possa ser aplicado em casos assintomáticos para tentar controlar a progressão da calcificação, ele não modifica a ausência de dor. Neste caso, optou-se por apenas orientar o paciente sobre cuidados e sinais de alerta.
Conclusão
A avaliação clínica criteriosa é fundamental para indicar ou não o tratamento. A Ortosom atua sempre com base em evidências, priorizando o bem-estar e a real necessidade de cada paciente.
Whatsapp: + 55 51 99540-7822
Comments