Dor no ombro: suas causas e tratamentos

Entenda a estrutura básica do ombro humano e algumas de suas principais patologias e formas de tratá-las.


Em algum momento da vida, muitos pacientes enfrentam a incômoda situação de ter a região dos ombros acometida por uma dor. Ela pode se manifestar ao realizar movimentos específicos, seja quando nos deitamos à noite em uma determinada posição, seja ao levantarmos o braço para pegar algo que está no alto de um armário.


Esse quadro costuma ser uma resposta do corpo a um desgaste do tendão supra-espinhoso ou do manguito rotador, ambos localizados na região dos ombros. Uma vez machucados, aumentam de volume e, consequentemente, passam a oferecer maior resistência e intensificam o atrito com o acrômio (principal osso dessa região) na execução de certos movimentos.



Alguns pacientes chegam ao consultório depois de terem passado por outros colegas que, diante de uma situação semelhante - rebelde aos tratamentos conservadores - recomendam a intervenção cirúrgica para raspagem do osso acrômio. Em alguns casos, não há dúvida de que esse caminho resultará em melhora considerável do quadro. Isso porque, uma vez diagnosticado o acrômio ganchoso ou saliente, a raspagem abre espaço para os tendões reduzindo, portanto, o atrito intenso que causa dor persistente com agravamento da lesão.


Felizmente, nos dias de hoje, antes de optarmos pelo caminho cirúrgico, temos no tratamento com ondas de choque um aliado que pode oferecer bons resultados em poucas semanas, de modo que a cirurgia passa a ser um bom plano B para 70 a 80% dos casos.


O tratamento com ondas de média energia, por exemplo, consiste em um procedimento indolor, que não demanda anestesia, e pode apresentar bons resultados depois de algumas aplicações semanais. Isso porque estamos falando de ondas de som que têm a propriedade de penetrar no organismo, ou seja, são frequências que atravessam os tecidos e alcançam camadas mais profundas, agindo como uma espécie de massagem no interior dos tecidos, onde geralmente estão localizados a maioria dos problemas do dia a dia da Ortopedia.


Esse tratamento é precedido por uma etapa que chamamos de ecografia, na qual mensuramos e localizamos a profundidade da lesão. Em seguida, a aplicação das ondas realiza a massagem na região focalizada. Consequentemente, ativa-se o tecido lesionado para que se recupere e então vá progressivamente diminuindo de volume. Em decorrência disso, a dor provocada em certos movimentos do ombro também tende a diminuir.


Para ilustrar e facilitar a compreensão do que acontece no interior do nosso organismo, vamos pensar no exemplo de uma porta de madeira que por alguma razão fica molhada e inchada. Quando isso acontece, ela passa a raspar no chão, de modo que seu movimento de abrir e fechar fica muito prejudicado. Diante dessa situação, de duas uma: ou intervimos no assoalho para que seja rebaixado e não ofereça mais resistência ao movimento da porta, ou então apertamos os parafusos da dobradiça para que a porta levantada não atrite mais com o piso.


Qual a solução mais efetiva? Analisando friamente, podemos dizer que ambas resolvem o problema. No entanto, o segundo caminho pode ser mais eficiente, possibilitando alcançar o resultado desejado com o emprego de menos esforço do que o primeiro.


Ou seja, antes de considerar a intervenção cirúrgica como único caminho para um quadro como o que apresentamos, sugerimos que avalie a possibilidade de uma alternativa menos invasiva e que também pode ser muito eficaz. Mas lembre-se sempre: para saber qual o melhor tratamento para o seu caso, visite um ortopedista que possa entender melhor sua condição e prescrever o tratamento adequado.


Você pode visitar a Clínica do Dr. Paulo Rockett para obter um diagnóstico preciso de sua condição e receber tratamento imediato. Contate-nos hoje para marcar uma consulta.


No vídeo abaixo o Dr. Paulo Rockett ilustra o conteúdo do post:



Contato para consultas:

Ortosom - Dom Feliciano, 78 - 801, Centro Histórico, Porto Alegre

+55 51 3225-4800

CONTATO
(51) 3225-4023
(51) 3225-4800
ENDEREÇO
Praça Dom Feliciano, 78/906.
Ed. Uarumã, Centro Histórico
Porto Alegre / RS
 CEP 90020-160
  • Facebook Ortosom
  • Instagram Ortosom
  • YouTube Ortosom

©2020 por Yow.