A Epicondilite Lateral, conhecida popularmente como "cotovelo de tenista", é uma condição comum em praticantes de esportes como tênis, mas também afeta atividades cotidianas, como abrir uma porta ou carregar uma sacola.
Um paciente de 41 anos, jogador de tênis, chegou à Ortosom relatando uma dor intensa no cotovelo direito, irradiando para a mão. As dores, que surgiram durante as partidas de tênis, dificultavam ações simples do dia a dia. Mesmo após tentativas de tratamento com gelo e calor local, a dor persistia, tornando atividades rotineiras muito difíceis.
A dor crônica, causada pelo esforço repetitivo nos extensores do punho, era especialmente intensa em atividades como pegar objetos pesados ou girar a chave em uma fechadura. Na escala análoga visual, a dor variava entre grau 6 a 9, sendo que nas primeiras horas da manhã a dor já era de grau 7, dificultando o movimento do cotovelo.
Após um exame detalhado com raio-x e ecografia, foi identificada uma calcificação no local, indicando que o processo inflamatório já era antigo, com mais de 20 anos de duração.
“Eu tenho 61 anos e tive uma epicondilite há 20 anos, no braço direito. A dor era localizada exatamente no cotovelo. A cada jogo, eu sentia a dor nesse mesmo local. Jogando mais tênis, no aquecimento, eu já sentia uma dor intensa. Fazendo os movimentos com a raquete, percebia que não estava terminando o movimento. Quando fazia um movimento com o dedo e pressionava, sentia uma dor forte. Se eu deixasse o braço esticado e apertasse, doía mais do que quando eu levava o braço e apertava no mesmo local. Isso é bem estranho, porque o local é o mesmo, mas o movimento causava dor. É uma dor que realmente incomoda."
Tratamento com Ondas de Choque
O diagnóstico foi de Epicondilite Lateral com Calcificação, e o tratamento proposto foi o Tratamento por Ondas de Choque. O paciente realizou três aplicações utilizando um equipamento de alta energia, que proporcionou melhora significativa após cinco meses de tratamento.
A grande vantagem desse tratamento é que, em 70% dos casos, apenas uma aplicação já é suficiente para aliviar a dor. No caso desse paciente, a terceira aplicação foi necessária para um alívio completo. Ele pôde, então, retomar suas atividades esportivas, especialmente o tênis, sem sentir mais dores no cotovelo.
Se você sofre de dor no cotovelo que interfere em suas atividades diárias ou esportivas, procure a Ortosom e veja como o Tratamento por Ondas de Choque pode ajudar você a retomar suas atividades com mais qualidade de vida.
Contato para consultas:
Whatsapp: + 55 51 99540-7822
Comments